Caprichando na fachada da casa

A fachada é o primeiro visual que se tem da sua casa e ela deve ser bonita e bem cuidada, mesmo que você more em uma casa com muros. Afinal, é bom deixar o lugar onde moramos sempre agradável por dentro e por fora, não é verdade? Por isso a Myx Imóveis vai te dar algumas dicas de como escolher a faixada ideal para você.

A primeira impressão de uma fachada mostra um pouco da personalidade de quem vive na casa e até como pode ser o interior dela. Você já reparou que uma moradia em que a entrada é superbonita, limpa e agradável, tem o interior também bem decorado e sofisticado?

Para fazer uma fachada de uma casa nova ou reformar uma já existente deve se considerar alguns pontos como a seleção dos materiais, seja somente pintura, ou a escolha de pedras, cerâmica, granito, tijolos, madeira ou outras opções disponíveis no mercado.

É preciso analisar qual vai combinar mais com o lugar que você vive e com o restante da moradia. Por exemplo, se você mora perto da praia, a sua fachada pode se adequar com o estilo de uma cidade praiana. Mas isso não impede que você também possa reproduzir essa forma em uma casa na cidade.

Opções para todos os bolsos

Se a grana está curta, providencie ao menos uma pintura das paredes da fachada. Isso já vai dar outra cara ao visual, proporcionando uma melhor impressão do lugar em que você mora.

Além de ser mais barata, a opção da pintura também oferece uma boa vantagem pela qualidade das tintas atuais, que são mais fáceis de limpar e lavar quando expostas a sujeiras mais pesadas e manchas. Pintar também proporciona a vantagem de poder substituir a cor quando você quiser de forma fácil e rápida.

Não existe uma cor certa para a fachada de cada casa e sim aquela que lhe traz bem-estar e uma impressão agradável. Seja qual for a tonalidade, você pode usar dois tons diferentes dela, usando um nas paredes e o outro no entorno das janelas e portas, por exemplo. Esse leve contraste dará uma aparência elegante e sofisticada à entrada da sua casa.

Quem não quer ousar ou correr o risco de errar na pintura com cores muito fortes, os tons de bege e os terrosos, acinzentados, verdes e azuis mais claros e foscos, além de branco, são boas opções. Você também optar por criar texturas nas paredes, proporcionando um visual mais moderno.

Já se você tem dinheiro disponível para uma mudança maior, opções de muros e paredes feitos com pedras madeira ou rachão, filetadas, ardósia, cerâmica e granito são as opções mais indicadas pelos arquitetos atualmente. Além do efeito decorativo muito bonito e moderno, essas pedras são bastante duráveis contra a luz solar e o desgaste do tempo. A manutenção desse material é fácil, sendo muito resistente à sujeira.

Atualmente existem diversas opções de pedras que se assemelham bastante com as suas versões naturais, oferecendo uma variedade de tamanhos para tornar mais fácil a escolha do estilo das paredes e também tornando mais fácil o trabalho do seu arquiteto em explorar as ideias decorativas.

Uma boa dica também para deixar a sua fachada superbonita e contemporânea é a utilização de tijolinhos aparentes. Eles podem ser de barro ou mesmo de demolição, garantindo um aproveitamento sustentável de material.

O concreto aparente também é bastante utilizado em projetos que visam modernizar casas e empresas, conferindo um visual sofisticado e descontraído. O estilo pode ainda ser texturizado, sendo combinado de acordo com o tipo da estrutura da fachada.

O uso da madeira nas fachadas e varandas também é uma ótima ideia. Além de proporcionar uma aparência rústica e ao mesmo tempo chique, estruturas de teto, esquadrias, janelas, vigas, deques e até portões de madeira também são opções sustentáveis quando se utiliza material certificado de reflorestamento, madeira de demolição ou mesmo bambu (em detalhes menores e decorativos).

O ferro e o aço são materiais que também podem proporcionar um ar mais moderno à sua fachada, podendo ser utilizados em conjunto com a madeira em portões, painéis e janelas.

Se existe um jardim na entrada, ele pode ser ornamentado com caminhos de pedras, iluminação adequada, além de ganhar um novo paisagismo com um gramado diferente e várias espécies de plantas decorativas. Tudo vai depender do projeto e do seu gosto pessoal.

Iluminação

E, falando em iluminação, ela deve ser muito bem escolhida para valorizar a beleza da fachada e principalmente, para conferir mais segurança para quem vive na casa. A luz na porta principal ou no portão deve ser a de maior intensidade, devendo ser dirigida para o melhor campo de visão para quem está dentro da casa possa visualizar quem chega.

É importante também deixar bem iluminada a numeração da sua casa para facilitar a sua localização. A garagem também deve ter uma boa iluminação para garantir mais segurança para manobrar e estacionar o carro.

Muros e paredes decorativas devem ganhar uma iluminação mais dirigida, mas sem necessidade de ser tão forte. As opções de lâmpadas no chão, que iluminam de baixo para cima, assim como as do tipo frontal, são boas ideias para valorizar a arquitetura e o paisagismo. Ilumine bem caminhos da entrada ou de jardins para garantir uma melhor orientação dos moradores e visitas.

Com essas dicas você pode deixar a fachada da sua casa mais bonita e agradável. Aproveite-as e confira algumas ideias nos visuais das imagens na galeria abaixo.

Fonte: UOL

About these ads

3 comentários sobre “Caprichando na fachada da casa

  1. Pingback: Aprenda a fazer Lixeira com apliques de tecido | Myx Imóveis

  2. Pingback: Pratos e vasos cerâmicos com formato contemporâneo | Myx Imóveis

  3. Pingback: Casa sempre cheirosa | Myx Imóveis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s