Decoração de cinema: as casas dos filmes que concorreram ao Oscar

Neste domingo, 24 de fevereiro, foi realizada a tradicional e aguardada festa do Oscar. “Lincoln”, de Steven Spielberg, foi o longa-metragem que disputou mais prêmios: foram 12 indicações, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator – esta para o veterano Daniel Day-Lewis. Mas como são os cenários, sobretudo as casas, destes longas indicados a melhor filme? Conheça melhor os competidores e se inspirar com a decoração das suas histórias. Prepare-se: há casas que esbanjam arte, como a do casal de Amor, a uma sombria fortaleza que expira terror, como a de A hora mais escura. Depois de conferir nossa galeria, conte para a gente: de quais cenários você mais gostou?

Myx Imóveis - cenário Amor

Amor, de Michael Haneke, é um filme que se passa no interior de uma casa europeia. O longa narra a história de Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), um casal de musicistas octagenários. Um dia, ela sofre um derrame e as atividades cotidianas mais simples se tornam grandes desafios para os dois.

Na sala, o piano, o toca-discos, os vinis e os livros são objetos alegóricos que indicam as vivências do casal. Os móveis dão um tom clássico ao cenário.

Myx Imóveis - Argo - cenário

Argo, dirigido por Ben Affleck, narra a história de seis funcionários da Embaixada dos Estados Unidos no Irã, quando estoura a Revolução Iraniana e os revolucionários invadem o local em que eles trabalham. O grupo consegue fugir e se esconder na casa de um Embaixador canadense. Um agente da CIA, representado por Ben Affleck, tem uma ideia inusitada para resgatá-los: ir ao Irã e simular que está produzindo um filme no país. Durante as filmagens do falso filme, os funcionários da Embaixada se transformariam na equipe técnica da produção e tentariam sair do país simulando estes papéis.

Um dos cenários mais marcantes do filme é a sala do Embaixador canadense. O ambiente apresenta uma série de traços tradicionais. As linhas do design do espelho, somadas à estampa do tapete e aos recortes do sofá, imprimem um ar aristocrático à decoração da sala.

Cenário - Myx Imóveis - As aventuras de Pi

As aventuras de Pi conta a história de Pi Patel, o filho de um dono de zoológico que, ao lado da sua família e dos animais de seu estabelecimento, está se mudando em um cargueiro para o Canadá. O ponto de virada acontece quando, no meio da travessia, o cargueiro afunda. O menino consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o espaço com alguns animais que eram transportados – dentre eles, um tigre de bengala.

As aventuras de Pi, que disputou prêmios relacionados à cenografia – Efeitos Visuais e Design de Produção -, destaca-se pelas imagens externas, sobretudo àquelas do período em que o menino e o tigre dividem o bote. As poucas casas, como a da família do garoto, não são luxuosas: expõem objetos cotidianos de uma família indiana de classe média. Já a casa d o personagem é adulto é um ambiente mais luxuoso e espaçoso. Na foto, por exemplo, uma cozinha americana marca a decoração.

cenariodjango

Django Livre, do premiado diretor Quentin Tarantino, conta a história do escravo Django que, com a ajuda de seu ex-dono Dr. King Schultz, tenta encontrar e libertar sua esposa Broomhilda.

Dividindo a película com cenários externos miseráveis, nos quais os escravos trabalham, estão casas aristocráticas, com uma decoração luxuosa. São ambientes em que tapetes, cortinas e papéis de parede com estampas requintadas indicam o alto poder aquisitivo das personagens.

cenariooladobomdavida

O lado bom da vida é sobre Pat Solatano, um homem que, após perder a casa, o trabalho e a esposa, mora com os pais e tenta reconstruir a vida. Pat está determinado a reconstruir sua vida e reconquistar sua esposa até começar a se envolver com Tiffany, uma misteriosa mulher que mudará sua vida.

A decoração que mais se destaca no filme é a da casa dos pais de Pat. Trata-se de um ambiente com decoração clássica: os móveis antigos harmonizam com os papéis de parede em tons claros. Fotografias e objetos antigos contribuem para intensificar o caráter tradicional da decoração.

 

Fonte: Casa/Abril.com

_________________________________________________

 

Apartamentos em Santos. Apartamentos para alugar ou vender. Myx Imóveis

 

Leia Também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s