Decoração com acrílico

acrilico deocraa

Queridinho entre os designers e artistas de plantão, a decoração com acrílico voltou à cena com força total e tem entre suas principais qualidades a versatilidade. Pode ser usado de todas as formas, cores e tamanhos, além de ser resistente, fácil de combinar com outros materiais e dar uma pitada extra de humor a qualquer ambiente. Para quem acreditava que ele ficava bem apenas em estandes de vendas, as novas composições e peças desenvolvidas provam que isso faz parte do passado. Segundo o engenheiro José Vian, do Instituto Nacional para Desenvolvimento do Acrílico (Indac), seu uso na decoração é progressivo. “No entanto, ainda distante da larga utilização em culturas com design mais avançado, como Itália, Japão, ou mesmo em países semelhantes ao Brasil, como o México”, explica. Conversamos com especialistas que amam essa incrível matéria-prima e descobrimos a imensa capacidade que ela tem em dar vivacidade à residência.

VAI E VEM 

O desafio encontrado na decoração com acrílico é mais divertido do que se imagina. Um espelho no corredor que dá acesso aos quartos, nichos e pendentes nos dormitórios das crianças, um belo abajur na sala, mesas e cadeiras na cozinha e revestimentos ou porta-objetos no banheiro fazem toda a diferença e conferem modernidade aos espaços. O empresário Tuca Corazza e o designerLúcio Carvalho, do StudioDupla, de São Paulo, SP, são mestres em criações nobres, alegres e criativas. Eles transformam peças do dia a dia em verdadeiras obras de arte. A inspiração para as criações da dupla vem da simples observação de lugares do cotidiano: ruas, aeroportos, pessoas, edifícios e pesquisas em livros, revistas especializadas e internet. Segundo eles, a decoração com acrílico foi muito utilizada nos anos 1960 e 1970. Depois da metade da década de 1980, os objetos se esgotaram e ficaram com o injusto estigma de “cafonas”. Sem projeção por quase 20 anos, nos últimos cinco anos voltaram para ficar. “O corte a laser e a moldagem a quente o transformaram num material muito arrojado e contemporâneo”. A primeira peça idealizada por eles, em 2006, foi a “Luminária Lâmpada Quente”, que se tornou o logotipo da empresa. Hoje, as criações são vendidas em muitas lojas badaladas e frequentadas por amantes e profissionais da decoração.

CAMALEÃO NOTA DEZ

Não há nada que não possa ser feito a partir dessa matéria. A lista de objetos é interminável e tem como limitação apenas a imaginação dos artistas que pensam e tiram das pranchetas ideias que estarão nas nossas casas hoje ou daqui a alguns anos. Há mobiliário, relicários, espelhos, banheiros inteiros, revestimentos, quadros e peças magníficas para deixar todo mundo com vontade de renovar o canto favorito ou a casa toda. Segundo o engenheiro do Indac, há outra vantagem: “É o material plástico mais resistente aos raios solares. Suas chapas de cristal podem durar até dez anos, sem amarelamento, quando conservadas adequadamente. Também é dez vezes mais resistente do que o vidro e quando quebra, não estilhaça, o que o torna absolutamente seguro”, esclarece. Com tantos poderes, está liberado também para as áreas externas.

 

Apartamentos em Santos no Embaré para vender.
Na Myx Imóveis você acha! – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Apartamentos em Santos. Apartamentos para alugar ou vender. Myx Imóveis

FELIZ COMBINAÇÃO

A facilidade de combiná-lo com outros materiais impressiona. “É perfeito com os que destacam a transparência, como o vidro, e os tradicionais como a madeira, o bambu ou os metais”, ensina Vian.

 

 

Leia Também

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s