Cuidado com os acidentes domésticos

acidentes domésticos

Férias escolares significam mais tempo de permanência da criança em casa, por isso é preciso cautela e atenção para evitar os acidentes domésticos, principal causa externa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, segundo pesquisa do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Quedas, queimaduras e intoxicações acidentais também são os maiores responsáveis pelas internações na faixa de 10 e 14 anos, que podem deixar sequelas físicas e psicológicas por toda a vida. A adoção de medidas, algumas muito simples, já é suficiente para prevenir muitos problemas. O desenvolvimento da criança é diferente para cada idade, por exemplo, um bebê não pode correr e andar, diferente de uma criança maior, e por isso os acidentes também são diferentes para cada uma delas. O ambiente físico também influencia: uma casa mais segura, em melhor estado de conservação, fios elétricos protegidos, gás fora do domicílio, podem evitar diversas ocorrências.

Atenção às situações de risco em casa

Eletricidade – Use protetores especiais nas tomadas, para evitar que as crianças coloquem as mãos e outros objetos na tomada; use fita isolante para fios desencapados; deixe aparelhos desligados, quando não estão sendo usados; mantenha os fios dos aparelhos eletrônicos com comprimento suficiente para alcançar as tomadas, sem muita sobra; instale os aparelhos eletrônicos sobre móveis firmes, para que as crianças não consigam puxar.

Cozinha – Nela podem acontecer acidentes como queimaduras, ferimentos, intoxicações, sufocamento e engasgo. Evite dispor potes pequenos ou de vidro como acesso fácil sobre a bancada; use as bocas de trás do fogão e sempre vire os cabos das panelas para dentro; não deixe a criança encostar na porta do forno ligado; coloque a trava de difícil abertura nas gavetas dos talheres; guarde em local fora do alcance fósforos, isqueiros, detergentes, sabões, travessas, copos, facas e outros objetos pontiagudos.

Banheiro – O risco maior é de quedas e intoxicações. Por isso, o piso deve ser antiderrapante, a pia e vaso sanitário devem estar bem presos; guarde em local fora do alcance da criança lâminas de barbear; perfumes, desodorantes, remédios; com criança pequena, mantenha a tampa do vaso sanitário fechada para prevenir afogamentos; tome cuidado com a temperatura da água quando for dá banho em um bebê, evitando queimaduras; não deixe bebês sozinhos na banheira ou no chuveiro.

Área de serviço e piscina – Na lavanderia ficam os produtos de limpeza, que por serem coloridos e com cheiro atraem a atenção das crianças, por isso é preciso guardá-los longe do alcance delas. Não coloque produtos de limpeza em outros frascos, como os de refrigerante, pois podem ser confundidos pelas crianças; evite deixar baldes cheios de água, para prevenir afogamentos; o ferro de passar roupa deve ser mantido longe, já que tem alta temperatura e é pesado; não deixar crianças sozinhas na piscina, pois correm o risco de afogamento.

Está procurando apartamento para comprar em Santos na Pompeia?
Na Myx Imóveis você acha! – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Apartamentos em Santos. Apartamentos para alugar ou vender. Myx Imóveis

Escadas, Sacadas, Portas e Janelas – Instale corrimãos nos dois lados e grades na entrada e na saída da escada; coloque grades e telas de proteção nas janelas e sacadas; coloque fixadores nas portas, para impedir que ela bata e prenda a criança; portas de vidro devem ser sinalizadas para que as crianças não batam nelas.

Brinquedos – Ao comprar um brinquedo fique atento à faixa etária indicada na caixa; cuidado com peças pequenas e que podem eventualmente ser engolidas; guarde os brinquedos em lugares arejados, para evitar alergias; não use andadores, as crianças podem cair em escadas ou em qualquer desnível que tiver, causando graves acidentes.

Alimentos – Não dê balas duras e chicletes para uma criança muito pequena; retire o caroço antes de dar a fruta para uma criança comer; retire alimentos estragados da geladeira; cuidado com ossos de galinha e com as espinhas de peixe.

Fonte: Jornal da Orla

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s