Casa mais sustentável: 10 dicas que podem ajudar

sol janela

Ter uma casa sustentável ajuda o planeta e ainda economiza um dinheiro.
Veja 10 sugestões para adotar o estilo que a natureza precisa para o século 21 em seu lar e sua vida.

1. Deixe o Sol entrar
Além de decorar, persianas e cortinas claras de tecidos leves podem tornar o ambiente muito mais iluminado de forma prática e rápida. A luz natural ajuda na economia de energia elétrica e torna o cômodo mais agradável. Foto Rômulo Fialdini.

2. Água: use e reuse
Apesar de ser um recurso renovável, a previsão é a de que, daqui a 25 anos, mais de dois bilhões de pessoas não terão água para suprir suas necessidades vitais. Por isso, este líquido precisoso deve ser uma prioridade e você pode ajudar a preservá-lo. Já é possível, por exemplo, usar a água do banho em outras áreas da casa. Através de um sistema de tratamento, pode-se reutilizá-la também na descarga do vaso sanitário.

 

ecobags3. Ecobags 

Você sabia que uma sacolinha de supermercado demora cerca de 400 anos para se decompor? E não adianta vir com a desculpa de que é reutilizada para armazenar lixo… Afinal, no fim, ela acabará em algum aterro sanitário do mesmo jeito. Substituir o uso das sacolinhas por sacos de lixo reciclados e, na hora das compras, por uma ecobag já é realidade. Em países desenvolvidos, a prática já está em voga há algum tempo e, no Brasil, a partir de novembro elas serão proibidas. A verdade é que muitos não gostavam dos primeiros modelos de ecobags. Mas hoje a história é bem diferente! Diversas marcas têm lançado produtos para todos os estilos, da mais sóbria à mais alternativa. Na hora da escolha, prefira ecobags feitas com material biodegradável, como esta de juta da Juta Tudo.

 

 

4. Chuveiro a gás
Nada melhor que um longo e relaxante banho após o expediente de trabalho, não é? Todos adoram, menos a sua conta de luz e a natureza. O chuveiro elétrico é o maior vilão em gastos de energia. Mais utilizados em edifícios, o chuveiro a gás é uma opção segura e muito mais viável financeiramente. Há quem reclame que a água não esquenta imediatamente quando ligado, mas esperar algum tempinho vale pena.

Led
5. LED
A lâmpada LED é mais cara que uma convencional. Porém, é preciso levar em conta sua eficiência a longo prazo. Ela possui maior durabilidade, menor consumo de energia e não interfere na cor do ambiente. Para quem prefere a tradicional incandescente pela sua cor amarelada e quente ou pelo formato rechonchudo, saiba que já é possível encontrar LEDs com estas características. Foto Divulgação/Morar Mais por Menos RJ 2011.

procel

6. Selo Procel

Você já deve ter reparado no adesivo ao lado em eletrodomésticos. Ele indica que o produto em que ele está colado foi aprovado pelo governo por não desperdiçar energia. Portanto, fique atento: mais que simpatia, esse sorriso significa economia. Imagem Reprodução.

7. Sol = Energia
O preço das placas solares podem até assustar um pouco: as menores chegam a custar até R$ 1.500. Porém, você gasta 30% a menos com a energia solar em relação à elétrica. Em média, o investimento começa a valer a pena dois anos após a instalação. Mas já compensa desde o primeiro minuto quando se quer contribuir com a natureza.

 

Está procurando apartamento para comprar em Santos na Encruzilhada?
Na Myx Imóveis você acha! – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Apartamentos em Santos. Apartamentos para alugar ou vender. Myx Imóveis

8. Varrer antes de lavar
Uma prática comum, e nada eco-friendly, é varrer a calçada com água. Imagine quantas pessoas fazem isso vezes a quantidade de água que vai parar nos bueiros. Portanto, na hora de lavar a calçada, varra antes com a boa e eficiente vassoura. Isso ajuda a tirar o grosso da sujeira e faz com que você economize água.

paredes que refletem

9. Paredes que refletem
A luminosidade de um ambiente pode ser potencializada através dos tons que você escolhe para as paredes. Cores mais claras ajudam a refletir a luz natural das janelas e tornam o ambiente mais leve. Foto Alexandre Dotta.

10. Sua consciência, sua casa
Não basta comprar os produtos mais econômicos,  usar ecobags, manter as janelas abertas e pintar a casa inteira de branco. O que mais vai fazer você economizar é a sua consciência. Tome banhos mais rápidos, desligue os aparelhos ao invés de deixá-los em stand-by, apague as luzes dos cômodos onde não tem ninguém, entre outroas atitudes. Você ganha hoje gastando menos e as próximas gerações, um planeta melhor e mais saudável.

 

Fonte: http://www.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=1592#sthash.nBymwlhQ.dpuf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s