2 em 1. Transforme um espaço em dois ambientes com facilidade.

Quem possui uma sala grande, por exemplo, pode criar uma sala de jantar, de estar e de televisão. A divisão pode ser feita com móveis ou iluminação (Fotos: Divulgação)

 

A integração de ambientes virou moda. Principalmente em imóveis pequenos, nos quais a necessidade de ampliação acaba virando prioridade. Mesmo com essa tendência, delimitar os espaços ainda é muito importante para harmonizar a decoração, organizar e conferir mais funcionalidade para cada cômodo.

Há várias formas para dividir sem, necessariamente, inserir uma parede no meio. Para quem deseja, por exemplo, delimitar bem o espaço das salas de jantar e de estar a dica da arquiteta Laurimar Coelho é investir em móveis.

“A vantagem do móvel está no fato de ter uma utilidade”, explica. Nele é possível, além de guardar objetos, colocar uma televisão que pode ser visualizada nos dois ambientes. Basta investir em um suporte tubular giratório

Se a ideia é uma cozinha americana completamente integrada à sala, a dica é fazer a separação utilizando um desenho no piso delimitando o ambiente. Essa opção também vale para outros locais da casa.

Os vidros são bem-vindos, porém, dependendo da área a ser isolada, o custo pode ser alto. “Sem falar que nesse caso o vidro deve ter alta resistência para evitar acidentes”, adverte Laurimar.

Os vidros são bem-vindos, porém, dependendo da área a ser isolada, o custo pode ser alto

Transformar e dividir um espaço em três ambientes segue a mesma lógica. Quem possui uma sala grande, por exemplo, pode criar uma sala de jantar, de estar e de televisão. A divisão, de acordo com o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, pode ser feita com móveis ou iluminação.

Para separar a sala de estar e a de televisão, pode-se usar duas poltronas, ou um aparador. A delimitação desses dois ambientes fica ainda mais completa utilizando duas luminárias de teto e pendentes nos dois lados do sofá.

“Portas de correr em madeira e vidro também são interessantes para transformar a sala de televisão em quarto de hóspede quando for preciso ou se houver necessidade de privacidade”, comenta Leite.

Outra ideia é uma cozinha americana completamente integrada à sala

Para separar esses dois ambientes da sala de jantar, a dica do arquiteto é delimitar os espaços no teto. Basta rebaixar o teto das salas de estar e de televisão com gesso e manter o da sala de jantar no formato original, investindo apenas em um lustre pendente que harmonize com a decoração.

Para quem mora em loft e deseja fazer uma separação moderna e elegante do quarto para a sala, o arquiteto aconselha investir em portas de correr em madeira com vidro, que podem ser fechadas e abertas conforme a necessidade.

Persianas também estão em alta, com a vantagem de serem recolhidas até o teto. Guarda-roupas ou armários cujo fundo tenha a função de uma parede também são uma boa pedida para esses casos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s