Além de liberarem oxigênio algumas plantas ajudam na despoluição do ar

jardins que despoluem

Transformar o gás carbônico em oxigênio renovando o ar que respiramos é a missão mais nobre e conhecida as plantas. Mas saibam que algumas espécies têm papel ainda maior. São também eficientes despoluidoras. Pesquisa feita pela Nasa, liderada pelo cientista Bill Wolverton, mostra que determinadas plantas eliminam cheiros e resíduos poluentes do ar e reduzem gases nocivos. As conclusões do pesquisador estão no livro Como criar ar puro (How to grow fresh air, da Penguin Books).

Tudo começou com a missão da Nasa de investigar quais plantas poderiam melhorar o ar que os astronautas respiravam dentro das cápsulas. Ao trazer para o dia a dia das pessoas comuns, elegeu-se uma lista com verdadeiras salva-vidas: espada-de-São-Jorge, jiboia, crisântemo, hera, fênix, lírio-da-paz, dracena, samambaia, gérbera, areca, bambu, cheflera-grande, ráfis, comigo-ninguém-pode, antúrio…

Elas são aliadas para ambientes fechados e pouco arejados que sofrem com a poluição provocada por TV, computador, som, tintas, vernizes, das substâncias usadas nos móveis, carpetes, adornos, objetos de plástico e fibras sintéticas, aglomerados de madeira, cigarro, velas, incensos, chaminés de lareira, produtos de limpeza, esmaltes, tratamentos de cabelo… A lista é extensa e tudo isso pode provocar dor de cabeça, irritação da pele, olhos, nariz e garganta, alergias, enfim, uma série de incômodos. Parte da solução está nas plantas: quanto mais, melhor para a saúde e para a beleza da decoração.

A paisagista Junia Lobo, com mais de 30 anos de experiência, lembra que as plantas não só despoluem, mas são importantes para a energia da casa e dos moradores e, “como diziam nossas avós, também espantam mau-olhado”. Para ela, é importante destacar também essa função. “Herança de informação. As plantas vão além, interferem no nosso espírito. Um ambiente com luminosidade, Sol e ventilação tem efeito não só nas plantas, mas nas pessoas. Se a planta não sobrevive, será difícil também para os donos. A energia irradia para os dois. Por isso, é importante abrir as janelas e as portas para renovar o ar com chuva ou vento.”

 

 

 

Comigo Ninguém Pode

SAUDÁVEIS 

Para usufruir de todos os benefícios das plantas depoluidoras, Junia Lobo lembra que elas só cumprem o objetivo esperado quando saudáveis. “Criar o ambiente adequado, irrigar e adubar a espécie escolhida é de nossa responsabilidade. Assim obteremos o resultado esperado.” Ela ensina que, no caso do lírio-da-paz, dracena e filodendro, num projeto de jardim de inverno que fez, preocupou-se com cobertura de vidro para permitir a entrada da luminosidade necessária para o desenvolvimento das vegetações. “Já no caso do cliente escolher palmeira-bambu, essa é uma espécie que deve ser plantada em recipiente adequado, prevendo a expansão das raízes e rápido crescimento. E se for espada-de-São-Jorge e antúrio, o indicado é um recipiente com pouco volume de terra, que pode ser usado como adorno em cima de mobiliário”.

Vale ressaltar que o ideal é criar um conjunto de plantas para conseguir a filtragem ideal do ar. Nada como espalhá-las por todos os cômodos. Em casa ou no trabalho, o verde é sempre bem-vindo.

 

Está procurando apartamento para comprar no Boqueirão em Santos.
Na Myx Imóveis você acha!  – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Apartamentos em Santos. Apartamentos para alugar ou vender. Myx Imóveis

 

Produtos químicos

Formaldeído, benzeno, tricloroetileno, tetracloroetileno, xileno e tolueno são substâncias químicas presentes em diversos produtos de limpeza, cosméticos, corantes, pesticidas, solventes, líquidos para remoção de manchas e pinturas, diluentes, plásticos e fibras sintéticas, vernizes, borrachas, resinas e corantes.

Fonte: Lugar certo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s