Santos se prepara para turismo internacional

museu pele
A pouco mais de dois meses do início da Copa do Mundo no Brasil, Santos se prepara para atender os turistas e, sobretudo, a mídia estrangeira, que será responsável por levar a imagem da Cidade para diferentes países do mundo. No entanto, para aqueles que observam o evento esportivo como uma chance de lotar a região de novos visitantes, incrementando a economia, o secretário municipal de Turismo, Luiz Guimarães, garante que esse não é o objetivo. Segundo ele, os 30 dias de jogos serão uma oportunidade para o Município se adequar e capacitar para um padrão de turismo que não está acostumado até agora: o internacional.
“Com o Museu Pelé, teremos um fluxo contínuo de turistas estrangeiros. Não vamos ganhar dinheiro com a Copa, porque a Cidade não será invadida por turistas. Não podemos esquecer que os jogos do México e da Costa Rica serão no Nordeste, e a grande maioria vem ao País para assistir os jogos. Eu diria que teremos, em média, mil turistas estrangeiros na Cidade, o que é bom volume para movimentar a hotelaria e os estaurantes da zona turística, porém nada que comprometa a qualidade de vida de Santos ou vá enriquecer os ambulantes”, destacou Guimarães.

O secretário aposta na visibilidade que a Cidade irá ganhar com a realização da Copa e, principalmente, com a conquista das duas seleções que ficarão hospedadas em Santos, do México e da Costa Rica. Hotéis como Parque Balneário, Mendes Plaza e Panorama, por exemplo, já estão comprometidos pelas seleções e comitivas.

O Museu Pelé, que ficará pronto em junho, será uma das principais atrações
Uma demonstração disso é a veiculação de Santos em TVs do México, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha nas últimas semanas, mencionou o secretário. “Isso é algo que não tem preço. Por isso, a nossa prioridade é o atendimento à imprensa. Vamos instalar um centro de mídia na Arena Santos, onde teremos 30 estações de trabalho. Além disso, dez camarotes poderão ser usados como estúdios. Teremos atendimento completo da imprensa de diversos países funcionando 24 horas. Estamos fazendo esforço para aumentar a capacidade de internet, telefonia, com wi fi gratuito na orla da praia, por exemplo. Espero entre 300 e 500 jornalistas”.
Estrutura da Cidade
Apesar do foco nos jornalistas, a Prefeitura de Santos tem preparado a Cidade para atender adequadamente os turistas. As mudanças envolvem os diferentes setores de infraestrutura, como transporte, saúde, educação e acomodações. Ao todo, são 27 núcleos de trabalho com técnicos da Administração Municipal.
Aqueles que buscarem informações sobre Santos terão à disposição um Centro de Atendimento ao Turista, que será instalado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. O espaço vai funcionar 24 horas com atendimento trilíngue e ambiente de recepção ao turista. O disk tour também estará centralizado no local. “Teremos um pequeno lounge para os turistas que estão aguardando. Junto ao Centro, colocaremos bases de segurança e de saúde. A estrutura ficará disponível entre os dias 5 de junho e 20 de julho”, disse o secretário de Turismo.

N/A

Centro de Atendimento ao Turista será instalado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga

 

A padronização dos táxis é uma das ações já concretizadas. 90% já contam com novo padrão visual, que inclui o uso de uniforme pelos motoristas, veículos quatro portas e com ar condicionado, entre outras características. Até a Copa, todos estarão prontos para circular pela Cidade.
Cursos de inglês e espanhol para os servidores também fazem parte dos preparativos. As aulas seguem em andamento até o evento. A Cidade também ganhará uma decoração especial, feita por meio de parcerias com a iniciativa privada. “A ideia é enfeitar a Cidade, mas sem empetecar muito. Teremos peças que farão menção ao México e à Costa Rica e também algo genérico, já que não são apenas as duas seleções, teremos turistas de maneira geral’, afirmou Guimarães.
Na área de saúde, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica já visitou todos os hotéis e restaurantes da zona turística para dar orientação e vistoriar as cozinhas. Além disso, está em curso o calendário de vacinação em massa nos shoppings, hotéis, restaurantes e na Rodoviária. As doses são destinadas às pessoas que lidam diretamente com público para que fiquem protegidas. “Estamos oferecendo protocolo vacinal. A Secretaria de Saúde também está definindo protocolos com hospitais de Santos para que atendam situações, fora do sistema SUS, pois são pessoas que estarão com seguro viagem. A ideia, ainda, é que haja uma retaguarda em São Paulo para casos mais específicos. Os planos incluem atendimento trilíngue do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para emergências”, detalhou.

CONHEÇA A MYX IMÓVEIS. A IMOBILIÁRIA QUE POSSUI
OS MELHORES APARTAMENTOS E CASAS EM SANTOS.
www.myximoveis.com.br

Mais mudanças
Na área de segurança, estão sendo realizadas reuniões com estruturas federal e estadual e a definição de protocolos. De acordo com o secretário, Exército, Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já vistoriaram pontos da cidade e estipularam procedimentos. A preocupação com a segurança se estende ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos, que recebrá dois navios durante a Copa.

Estarão na região, o MSC Divina e o Monarch, da Pullmantur. Uma embarcação abrigará torcedores mexicanos e o outro, chilenos. “Temos a expectativa de que a Codesp concorde em permitir a atracação do Divina próximo ao terminal onde hoje são operados grãos, senão ele terá que ficar no armazém 32, o que eu considero ruim. Fizemos esse pedido já que o alinhamento do cais de Outeirinhos ainda não foi concluído”.

O setor de eventos também ficará movimentado. Para o secretário, a intenção é de que seja um bom momento para a Cidade, para a iniciativa privada e para o setor de entretenimento, bares, restaurantes e clubes. Na área de gastronomia, por exemplo, está sendo pensado um festival com preço fixo, no qual será estabelecido um valor em um conjunto de restaurantes. Além disso, alguns restaurantes estão modificando seu cardápio para trilíngue e incorporando itens da culinária do México e da Costa Rica.
O Inverno Solidário, normalmente promovido em julho, será antecipado para o período do evento esportivo. A festa vai acontecer de 11 de junho a 13 de julho, ao lado da Arena Santos. “Será tematizada e contará com dois telões de quatro metros por três no pavilhão dos restaurantes e das lanchonetes para que as pessoas possam assistir com conforto a transmissão dos jogos. Também estamos estudando duas festas de recepção para o México e para a Costa Rica, mas ainda estão sujeitas a definição de recursos”.
Na área de transportes será revista toda a sinalização da Cidade. Há ainda um planejamento de isolamento de áreas, já que em alguns pontos, próximos a hotéis de seleções e locais de treinamento haverá necessidade de bloqueios e interdições de movimentação, explicou Guimarães. Uma linha de ônibus com trajeto e horários específicos entre o Gonzaga e a Arena Santos também está prevista. “Será destinada aos turistas que estarão nos hotéis do Gonzaga para que possam ir para o INverno Solidário”.
Bonde tematizado e inserção de escolas municipais na Copa são outros preparativos. Os alunos terão a chance de aprender um pouco mais sobre a cultura de outros países e receberão a visita de jogadores. “Sabemos a dimensão do que podemos esperar. O importante é a visibilidade, até porque teremos a cereja do bolo que é o Museu Pelé. Estamos, inclusive, com um novo material que será a rota do Pelé para que a pessoa saiba quais são os locais que tem a ver com o Pelé na Cidade, como a barbearia do Didi e a pensão onde morou quando veio pra cá”, finalizou o secretário.
Fonte: A Tribuna
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s