Quando a separação acontece. Como adaptar a casa de recém separados.

recem-separado

Após uma separação, tanto o homem como a mulher necessitam fazer algumas mudanças. No caso de quem saiu da casa, frequentemente o homem, é preciso buscar um novo espaço, com o qual se identifique, e que, além de agradá-lo, seja adequado para receber os filhos aos finais de semana ou no caso de haver guarda compartilhada.

Quem fica pode desejar se desfazer de alguns móveis ou simplesmente dar uma cara nova ao espaço.

Na opinião do arquiteto Augdan de Oliveira Leite, após uma separação, um casal sem filhos normalmente divide tudo. No caso de haver filhos, geralmente o homem não leva nada da casa, a não ser seus pertences pessoais. “Normalmente, o homem vai para um espaço menor, um apartamento de um dormitório, ganha muita coisa dos amigos e parentes e a casa não fica bem decorada”, avalia.

 

Para ele, a mulher, por sua vez, continua no mesmo padrão, e vai querer que sua casa continue com tudo que tinha antes.

A home organizer Ingrid Lisboa aconselha que, no caso do homem que vai mudar de casa, seria interessante se pudesse optar por um apartamento pequeno, preferencialmente um flat, pois não precisaria se preocupar com questões como limpar, lavar e passar roupas, pois isso estaria incluso nos serviços de condomínio.“Caso não consiga, ele pode alugar um apartamento mobiliado e comprar apenas móveis como cama, sofás e alguma decoração que proporcione menos impessoalidade ao local”, recomenda.

Para Augdan, o melhor é deixar o espaço aconchegante e o mais clean possível, com poucos objetos, uma cozinha prática em que tenha itens como uma geladeira duplex, micro-ondas, fogão duas bocas e cafeteira elétrica.

 

 ENCONTRAR UM NOVO LUGAR PODE SER MAIS SIMPLES E FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA

OS MELHORES APARTAMENTOS EM SANTOS ESTÃO NA MYX IMÓVEIS – www.myximoveis.com.br

 

“Na sala, ele pode ter uma TV com painel e um estofado, uma mesa de dois lugares e, se tiver só um dormitório, é importante que tenha um sofá-cama no caso de ter um filho”, explica. Se tiver dois quartos, ele pode utilizar o segundo dormitório para fazer um escritório, com um sofá-cama para os filhos, caso tenha, na opinião do arquiteto.

Ingrid lembra que, além disso, será necessário providenciar material básico de lavanderia, cozinha, cama, banho e serviço de mesa, mesmo que em pouca quantidade. Algo como: meia dúzia de taças, meia dúzia de pratos mais bacanas, três jogos de lençol, três jogos de toalha, três tipos de jogos americanos, panos de prato etc.

Para o quarto dos filhos, se houver, será necessário ter a quantidade de camas proporcional à quantidade de filhos, jogos de cama e banho. “Geralmente já existem armários no apartamento. Caso exista guarda compartilhada, o homem deverá providenciar também itens como lanche escolar, café da manhã (que normalmente o homem sozinho toma fora de casa) e material básico de papelaria para as crianças estudarem”, alerta.

 

De acordo com a home organizer, no caso da mulher que fica, geralmente não é necessário mudar nada em móveis e utensílios da casa, pois o fato de haver uma pessoa a menos em casa vai influenciar pouco nas necessidades de utensílios ou móveis. “Em geral, o que vejo acontecer com as clientes é apenas ficarem com mais espaço disponível para roupas. O homem não costuma levar nada além de roupas e itens pessoais. E, no máximo, leva cabides”, diz.

Mas se ela quiser mudar o visual da casa, Augdan recomenda que modifique a cor das paredes, troque cortinas e algumas peças. “Só isso já dará uma nova cara para a casa. Não será preciso trocar os móveis. No quarto, por exemplo, ela poderá investir em colchas novas”, conclui.

 

Fonte: Revista ZAP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s