Erros de organização que você não percebe, mas faz.

erros-organizacao-casa

Manter a casa em ordem é algo que parece muito simples na teoria, mas se torna quase impossível na rotina corrida da semana. Para piorar, a maioria de nós tem certas manias que dificultam ainda mais a organização do lar. Confira 10 destes erros na galeria abaixo e veja como corrigir os hábitos ruins. A lista foi elaborada pelo portal Good Housekeeping.

Você não analisa o projeto antes de colocá-lo em prática
Quando as pessoas decidem organizar o armário, elas começam logo tirando todas as roupas das gavetas, sem antes pensar na funcionalidade do espaço ou planejar um sistema para mantê-lo organizado. Descubra de que forma seu guarda-roupa ficou tão desorganizado e crie um plano para evitar que isso volte a acontecer. Você pode, por exemplo, designar áreas específicas para armazenar diferentes tipos de produtos – e, claro, seguir esta determinação.

erros-organizacao-casa-2

Você não se preocupa em ‘evitar’, apenas em ‘consertar’
Sim, é possível atacar a bagunça do armário do banheiro em um dia e resolver o problema rapidamente. No entanto, ao longo do tempo, você precisa pensar em prevenção, ou seja, evitar que aquela pilha de produtos inúteis se forma novamente – caso contrário, terá trabalho dobrado. Aprenda a comprar itens só quando precisar e não aceite produtos só porque são de graça se você não for de fato utilizá-los.

erros-organizacao-casa-3

Você compra organizadores antes de saber do que precisa
Muitas pessoas ficam animadas com a ideia de organizar e acabam comprando um monte de caixas e separadores que acharam bonitos ou úteis antes mesmo de saber o que elas querem por em ordem. No final, esses itens não arrumam e se juntam à bagunça. O melhor a fazer é montar um projeto antes, descobrir o que você precisa e criar uma lista de compras. Anote, inclusive, medidas e leve a fita métrica com você à loja para evitar compras erradas.

Você acha que um produto irá resolver os seus problemas.
Organizadores não irão arrumar sua casa sozinhos. A melhor sapateira do mundo não vai funcionar se você não colocar seus sapatos lá de volta após usá-los.

erros-organizacao-casa-5

Você não sabe o que fazer com o descarte
Você fez uma limpa no seu armário e separou um monte de itens que não quer mais. Porém, não sabe o que fazer com eles. É preciso ter um plano de descarte para evitar que uma pilha de roupas e sapatos velhos fiquem empatando sua casa por semanas. Você pode escolher uma instituição de caridade e doar seus bens, separar os que estão em melhor estado e vendê-los na internet e descartar aquilo que não tem mais jeito (de maneira consciente).

Você tem espaços que ‘servem para qualquer coisa’
Sua mesa de jantar raramente é utilizada para refeições, mas serve para todo o resto: armazenar papelada, enfeites que você não sabe onde por, chaves, etc. Quando há um espaço vazio na casa sem um propósito claro, ele tende a ficar cheio de bagunça. Procure limpar sua mesa diariamente, sem permitir que nada além da peça de centro fique lá. Se sua escrivaninha tem muitas gavetas, separe-as com etiquetas para cada coisa, como cartas, contas, etc.

O LUGAR IDEAL PARA VOCÊ ENCONTRAR APARTAMENTOS EM SANTOS, COM QUALIDADE E PREÇO ESPECIAL SÃO OS CLASSIFICADOS DA MYX IMÓVEIS. ACESSE www.myximoveis.com.br E CONFIRA.

Você deixa objetos em qualquer lugar ‘por enquanto’
Sabe quando você ganha um vaso de presente e não sabe onde colocá-lo, então decide deixá-lo em cima do balcão da cozinha só ‘por enquanto’, até decidir onde ficará melhor? Você só está adiando a decisão sobre onde irá armazená-lo. Lute contra este ímpeto e tome a decisão agora. Isso vale para praticamente tudo: chaves ao chegar em casa, correspondência que será lida depois, etc.

Você guarda coisas porque acha que vai precisar delas no futuro
Este erro é clássico, mas difícil de ser consertado, já que muita gente tem dificuldade em desapegar. Só porque algo é útil não significa que seja útil para você. Você pode comprar um item na empolgação e depois perceber que ele não se encaixa na sua casa. O mesmo acontece com roupas antigas que você acha que vai voltar a usar. Se está encostada no armário há mais de um ano, desapegue sem dó.

Você não comunica seu sistema para os outros
Você acabou de organizar sua despensa e ela ficou um brilho. Porém, daqui a duas semanas, a bagunça voltou a tomar conta porque os outros membros da sua família ou os seus funcionários não conhecem seu esquema de arrumação. Etiquetar os potes é uma maneira de facilitar a vida deles, mas o ideal é orientar as pessoas sempre que possível.

erros-organizacao-casa-10

Você não delega funções
Depois de organizar seu armário, pense em quais são as tarefas necessárias para mantê-lo arrumado. As roupas precisam ser penduradas diariamente, outras peças devem ser passadas e dobradas, os cabides vazios precisam ser devolvidos para a lavanderia para trazer as roupas limpas de volta e as peças precisam ser lavadas. Quem irá fazer cada uma dessas coisas? Se você acha que será seu marido e ele acha que será você, ninguém acabará fazendo. Deixe isso bem claro.

Fonte: Bolsa de Mulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s