Seis maneiras simples de proteger sua casa do calor

para-diminuir-o-calor

O verão chegou e o calor na maioria das cidades brasileiras pode ser muito severo. A sensação de clima abafado dura o dia inteiro e durante a noite não dá trégua. Em várias cidades brasileiras, durante o verão, os termômetros chegam a registrar temperaturas acima dos 40 graus.

Nem sempre as casas ou apartamentos onde moramos são projetados levando em consideração as características climáticas locais e os aspectos de otimização do conforto ambiental para uma residência (infelizmente) fazendo com que alguns ambientes se tornem verdadeiros fornos nos períodos mais quentes do ano. O que muitas vezes não sabemos é que existem maneiras simples de amenizar a temperatura e tornar nossa residência mais fresca e menos dependente de aparelhos de refrigeração.

Separamos algumas dicas simples e viáveis de como proteger uma residência de calor. Veja a seguir:

Pinte seu telhado de branco

6-dicas-para-diminuir-o-calor---Arquitetura-sustentavel-04

Os telhados brancos comprovadamente tem o potencial de reduzir a transmissão de radiação solar para uma edificação em uma quantidade considerável. Já existem produtos no mercado que prometem uma reflexão do calor de até 90%.

Tenha um telhado verde

6-dicas-para-diminuir-o-calor---Arquitetura-sustentavel-03

Coberturas verdes são ótimas instalações para um telhado de uma casa. Elas contribuem para o conforto do microclima local, ajudam na manutenção da biodiversidade em meios urbanos e ainda deixam a cidade mais bela. A instalação de um telhado verde é mais complexa do que a de um telhado branco mas o resultado sem dúvida é muito satisfatório.

SUA CASA EM SANTOS ESTÁ AQUI NA MYX IMÓVEIS.
www.myximoveis.com.br

Proteja as janelas das fachadas mais quentes

6-dicas-para-diminuir-o-calor---Arquitetura-sustentavel-02

O primeiro passo é saber o posicionamento de sua residência conforme os pontos cardeais. No hemisfério sul, as fachadas localizadas a Norte e a Oeste são as mais castigadas pelo sol durante o verão. O ideal é protegê-las por fora, antes que o calor entre na residência. Soluções como brises e toldos podem diminuir o calor através do sombreamento das janelas nessas fachadas.

Use cores claras no interior da sua casa

6-dicas-para-diminuir-o-calor---Arquitetura-sustentavel-01

Cores claras tem o poder de reflexão maior do que as cores escuras que absorvem muito calor. Além de absorver menos, as cores claras causam a sensação de frescor em ambientes internos.

Use bastante vegetação

6-dicas-para-diminuir-o-calor---Arquitetura-sustentavel-05

Reserve um local em sua casa para as plantas. No caso de um quintal, árvores são ideias pois além de tornar o microclima mais fresco podem sombrear a edificação. Mesmo cortinas verdes podem ser uma solução para quem dispõe de espaço para a utilização de trepadeiras. Locais com plantas e fontes de água ajudam a amenizar a temperatura e a umidificar o ar.

Imagens via: adachchristopher / Ecowood / Home dsgn
Fonte: Arquitetura Sustentável

 

 

Leia Também

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s