Idosos merecem uma casa com segurança, veja dicas para organizar seu lar

Lovely retired couple talking on the sofa

O idoso merece ter uma casa, acima de tudo, segura para suas necessidades. As quedas causam 12% das mores em pessoas acima de 65 anos e por conta disso a adaptação da moradia é necessária para que os moradores possam fazer de tudo com segurança e ao mesmo tempo estando inseridos nas atividades diárias.

Um exemplo de mudança que traz mais segurança para o lar de um idoso é não ter tapetes. Pisos frios precisam ser antiderrapantes e os móveis não devem ter cantos vivos. O melhor é conhecer os hábitos e necessidades do morador para que seja possível oferecer um acesso fácil a qualquer objeto.

É de grande importância substituir degraus por rampas com pouca inclinação e com corrimão dos dois lados e de eliminar os tapetes soltos. Se o idoso é cadeirante ou usa andador, as rampas são fundamentais para a circulação mais segura. Mas é importante avaliar a inclinação, que não deve ser superior a 6°.

Nos banheiros, todo cuidado é pouco. Segundo Laurimar, barras de apoio especiais, em conformidade com as normas da ABNT, são essenciais para evitar acidentes graves durante o banho.

idoso

No banheiro é onde ocorrem a maior parte das quedas, por isso devem existir barras de apoio ao lado da pia, do vaso sanitário e dentro do box. Troque o vaso comum por outro mais alto e use torneiras e maçanetas do tipo alavanca, que são mais fáceis de abrir e fechar.

Se você tiver uma banheira, é recomendado o uso de adesivos antiderrapantes no fundo da peça. Um recurso muito interessante é o interfone no banheiro, que pode ajudar o idoso a se comunicar com outros moradores em caso de algum imprevisto ou mal estar.

Na cozinha, o fogão a gás deve ser substituído por um modelo elétrico. Cooktops modernos não oferecem riscos de queimaduras. Geladeiras com dispositivos que avisam sobre o tempo de abertura das portas ajudam os idosos mais distraídos, assim como torneiras com sensores – que evitam o desperdício de água. Muitos idosos esquecem torneiras abertas.

Além disso você deve manter os utensílios usados pelo idoso a uma altura entre 80 cm e 1,2 m. Assim não é necessário subir em banco ou escada para alcançá-los.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL IDEAL EM SANTOS E REGIÃO COM A AJUDA DA MYX IMÓVEIS.
www.myximoveis.com.br

A iluminação deve ser clara, a ventilação e a entrada de sol devem ser amplas para ajudar na circulação e na execução das tarefas, nisso é bom dizer também que é importante ter uma luz noturna para o caso de o idoso ter de se levantar à noite.

Revestimentos de paredes em áreas de circulação não podem oferecer riscos. Evite alternativas como pedras tipo canjiquinha ou mesmo plantas, algumas trepadeiras têm espinhos que podem machucar.

Uma decoração com menos peças permitirá a circulação sem tropeços. Móveis baixos devem ser evitados, pois o idoso pode tentar se apoiar nas peças e cair.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s