Veja essas dicas e inspire-se para montar sua adega em casa

sua adega

Todos os amantes de vinho precisam de uma adega. Seja um cômodo inteiro ou apenas um pequeno espaço na casa, o armazenamento correto das bebidas permite experiências muito mais intensas e saborosas.

Adegas precisam de alguns cuidados específicos para que criem a ambientação perfeita para guardar vinhos de todos os tipos. Mas não é preciso fazer uma mudança drástica na casa, com algumas dicas simples fica mais fácil criar o local perfeito para as suas garrafas.

Dicas para montar uma adega

Esses ambientes devem ser como quartos de dormir: escuros e silenciosos. Se você não tem um cômodo destinado a esse fim, é preciso escolher um local de pouca circulação entre os ambientes.

É possível construir ou adaptar uma adega em residências, porém o vinho precisa de cuidados especiais quanto à temperatura, luz, umidade e aos ruídos. Quando ao tamanho do espaço necessário, isso varia conforme o consumo.

Um dos cuidados ao montar uma adega é escolher paredes que tenham pouca ou nenhuma incidência solar. As garrafas também não podem ficar perto de lareiras, fogões ou qualquer tipo de aquecimento. Verônica comenta que a questão do ruído geralmente é resolvida com um isolamento de lã de rocha ou lã de vidro nas paredes.

Essas dicas servem também para escolher onde colocar uma adega climatizada pronta, aquelas geladeirinhas especiais para vinhos que podem ser encontradas nas lojas de eletrodomésticos.

Quanto à temperatura de armazenamento dos vinhos, o ideal é entre 12 e 18 graus. O melhor local é o subsolo, com pouca ventilação e, de preferência, natural. Mas se essas condições não são atingidas naturalmente, existem condicionadores de ar especializados para a adega.

As paredes de uma adega devem ser preferencialmente de madeira, pedras ou cerâmica. Mas o mais importante é preservar o estilo da casa e projetar um ambiente que tenha a cara do proprietário.

Por fim, a iluminação deve ser apenas suficiente par que seja possível ler os rótulos dos produtos.

ENCONTRE O IMÓVEL IDEAL PARA VOCÊ AQUI NA MYX IMÓVEIS
www.myximoveis.com.br

 

Vinhos são exigentes

Toda essa preocupação com as condições de uma adega é necessária para preservar o melhor de cada vinho. Essa bebida pode reagir com a luz, com a temperatura, com a umidade do ar e mudar seu sabor e aroma.

Todas as garrafas devem ser colocadas na horizontal. Assim a bebida fica em contato com a rolha, que é essencial para a conservação da bebida. A sugestão é para que os vinhos tintos fiquem mais no alto, os brancos e os espumantes na parte mais baixa das prateleiras de armazenamento.

Fonte: Doutissima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s