7 ideias de home office para você se inspirar

Home Office

HORA EXTRA

Manu Oristanio

Ao montar seu home office, a primeira pergunta a fazer é: “Quanto tempo vou passar nesse espaço?” Se seu trabalho é realizado exclusivamente em casa, opte por um ambiente maior e mais reservado. Já se o uso for ocasional, invista em algo discreto, como a estante da página ao lado, que faz as vezes de escrivaninha e não interfere na decoração da sala.

TAMANHO FAMÍLIA

MCA Studio

Você tem de trabalhar e as crianças precisam fazer a lição? Ganhe mais espaço nos quartos tirando as escrivaninhas e monte um escritório comum que abrigue toda a família. Uma única bancada resolve a situação. “Não se esqueça de que ela deve atender às necessidades dos pequenos também: assegure que a altura da mesa e das cadeiras seja boa para eles e deixe o material escolar à mão”, sugere a arquiteta Ieda Korman, de São Paulo.

ESTILO PRÓPRIO

Living 4 Media

Já que está em casa, aproveite para imprimir sua personalidade ao ambiente. Decore-o com objetos que ofereçam inspiração e a estimulem no dia a dia. Por exemplo: bibelôs, quadros, fotos e até moodboards – aqueles painéis com recortes de imagens que lembram seus objetivos e desejos.

COMBINAÇÃO INFORMAL

Brando Cimarosti/Living 4 Media

Escrivaninhas e cadeiras diferentes – dá até para usar uma mesa de jantar! – embelezam e dão graça ao ambiente. Uma boa iluminação também é fundamental. Prefira montar seu home office próximo a janelas. “Além disso, complemente a luz do teto com abajures de mesa, que são práticos e criam um clima aconchegante”, diz Ieda.

GUARDA-TUDO

Annette & Christian/StockFood

Quando vida pessoal e profissional se misturam, a bagunça é quase certa. Evite que os materiais fiquem espalhados pela casa organizando-os em uma grande estante. Se quiser esconder papéis e outros objetos, opte também por nichos fechados. “O ideal é planejar quanto espaço será necessário antes de montar o home office e fazer um móvel sob medida. Ou procurar um que caiba no ambiente e seja prático”, diz a arquiteta Patricia Martinez, de São Paulo.

LUZ NATURAL

Carlos Piratininga

Na varanda, há garantia de boa iluminação – e você ainda ganha uma vista gostosa. Mas, para não perder essa área preciosa também para o lazer, faça dela um ambiente multiúso. Recorra a móveis com rodinhas e bancadas retráteis; assim, o escritório é facilmente desmontado no fim de semana ou para um encontro com amigos.

MÁXIMO APROVEITAMENTO

Richard Powers/Corbis

Alguns cantos desperdiçados da casa têm verdadeiro potencial para virar escritório. Este hall entre os quartos estava sem utilidade. De fácil acesso, se provou ser o lugar perfeito para o computador. “Se quiser evitar o ar de improviso, o segredo é seguir o padrão do restante da decoração, como acontece com este móvel de madeira clássico”, explica Patricia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s