Nada é mais seguro contra a dengue que evitar a água parada

Quando chega o verão, a mesma cena se repete todos os anos: o aumento dos casos de dengue no país. É nesta época que o mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti, encontra o ambiente ideal para sua reprodução.

As larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada. Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, por isso a eliminação desses criadouros é tão importante. São medidas simples, como evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, por exemplo. Reservatórios como caixas de água e piscinas também devem ficar tampados e cobertos. Nada é mais seguro do que evitar a água parada. Não deixar a larva surgir é mais eficiente do que tentar eliminá-la depois com produtos químicos.

O mosquito da dengue é menor e mais escuro que o pernilongo comum e possui listras brancas no corpo e nas patas. Após a picada, os vírus caem na corrente sanguínea, invadem as células do organismo e começam a se reproduzir. Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.

Quatro tipos

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue. Os sintomas de todos eles são os mesmos: febre, dores nas articulações, nos músculos e nos olhos, manchas pelo corpo, fraqueza, falta de apetite, cefaleia, náuseas e vômito.

É importante procurar atendimento médico ao observar algum desses sintomas, que muitas vezes são confundidos com outras doenças, como a gripe. A dengue não tem tratamento específico. Entretanto, a pessoa doente necessita de acompanhamento médico para cuidar dos sinais e sintomas que a doença provoca.

Está procurando imóvel em Santos e região?
Na Myx Imóveis você acha!
 – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Além dos sintomas já citados, o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos nas mucosas (como nariz e gengivas) e dor abdominal intensa e contínua podem indicar a evolução para a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. Ela acomete, em geral, quem já teve anteriormente um tipo de dengue e pegou um novo tipo. Essa é a teoria mais aceita hoje.

Se não for tratada, essa manifestação da doença pode ser fatal. Nestes casos, o mais importante é rapidez no diagnóstico e início imediato de medidas de suporte para o organismo, de tal forma que ele volte a se fortalecer e elimine o vírus.

Hambúrguer caseiro: siga as dicas e aprenda a preparar

Um delicioso hambúrguer caseiro é uma das refeições mais saborosas e econômicas que existem. Aprenda a prepará-lo

Hamburguer caseiro - apartamentos em Santos

Hambúrguer: um prato que se tornará um de seus prediletos

Sejamos francos: a impressão que a maioria das pessoas tem do hambúrguer não é das melhores. Assim como as salsichas, preferimos nem saber do que é feito. O hambúrguer que conhecemos do supermercado tem pedaços de carne que não sabemos qual é. É um mistério cheio de temperos, conservantes e estabilizantes, que o deixam durar intermináveis meses no freezer. Isso faz com que a carne passe longe de ter seu sabor e aspecto naturais. Não passa de uma imitação de comida. Por esses motivos, poucas pessoas sabem o quanto um hambúrguer – o verdadeiro – pode ser um prato delicioso e de qualidade. E o melhor: é extremamente simples, fácil, rápido e barato. A maior prova disso é mostrar como qualquer pessoa pode preparar um bom hambúrguer em casa. E se impressionar muito com o resultado.
Foi lendo uma entrevista sobre a paixão pelo hambúrguer que o chef inglês Gordom Ramsay encontrou uma dica que nunca havia testado – e o maior segredo de um hambúrguer perfeito. “Segundo Ramsay, tudo aquilo que você não faz com um corte nobre de carne, como filé mignon, não deve ser feito com um hambúrguer. É a mesma opinião de um dos maiores especialistas de carne no Brasi”l, explicou.
Como fazer um hambúrguer perfeito. Um prato que se tornará um de seus prediletos.

O pão

Quanto mais fresco estiver o pão, melhor. O importante é tostá-lo aberto ao meio em uma frigideira antiaderente. Pode ser sem nada ou com um pouco de manteiga. Além de deixar o pão quente e com uma casca crocante, o importante de tostar é para selá-lo.

A carne

A escolha da carne é pessoal. Os hambúrgueres gourmet são feitos de carnes nobres, como picanha, filé mignon e fraldinha, mas nada impede que façamos com patinho, paleta e coxão duro. Qualquer carne pode ficar deliciosa. O segredo é o cuidado com ela. Escolhida a carne, o próximo passo é pedir para seu açougueiro limpála totalmente. Separar toda a gordura e retirar principalmente os nervos, que endurecem quando levados ao fogo, diferentemente da gordura, que derrete e impregna o corte com seu sabor. Com o corte da carne limpa, leve o pedaço inteiro para casa. Nem pense em moer. Ao moer a carne, você está destruindo toda a sua fibra. A melhor maneira de fazer isso é picá-la na ponta da faca. Moer a carne seria, então, destruir todos esses pequenos gomos. Quem não é um especialista em facas pode usar um multiprocessador de alimentos.

A gordura.

Ela é importantíssima. Sem ela, não há sabor nem suculência na carne. De modo geral, a quantidade de gordura que se deve usar é de 10 a 20% do total da carne. Por isso, deve-se comprar a carne limpa, pois em um pedaço inteiro não conseguimos saber a quantidade de gordura que estamos levando. Assim, se for fazer 1 kg de hambúrguer, deve-se usar 850 g de carne e 150 g de gordura. A gordura pode ser moída e deve-se misturá-la bem antes de moldar o hambúrguer, que é feito simplesmente fazendo bolas de carne e amassando-as até dar o tamanho e a altura desejados. O importante é que seja alto para ser possível deixar a carne ao ponto.

O tempero

Devemos temperar o hambúrguer apenas com sal, em ambos os lados e momentos antes de levá-lo ao fogo. Para guardar os hambúrgueres congelados, nunca os tempere.

O ponto da carne

Com o hambúrguer pronto e temperado, chegou a hora de levá-lo ao fogo. Apenas um fio de óleo numa frigideira antiaderente bem quente é o suficiente. A importância de fazer o hambúrguer alto é poder deixar bem grelhado por fora e ao ponto por dentro, isto é, rosado. Com o hambúrguer na frigideira bem quente, toque o mínimo possível e vire apenas uma vez. Isso para manter o suco interno na carne. O tempo vai variar com o tamanho do hambúrguer e a potência do fogo. Só fazendo para ir pegando o ponto certo. E não se preocupe com a liga. A própria carne tem essa capacidade.

Está procurando imóvel em Santos e região?
Na Myx Imóveis você acha!
 – O MELHOR MIX DA REGIÃO

Acompanhamentos

O bom do hambúrguer é que ele não tem regras. E isso serve para todos os acompanhantes que você queira colocar. Desde os queijos, a salada e qualquer outro ingrediente que você imagina ficar bom. Essa é a diversão do hambúrguer, seu charme. Os queijos mais tradicionais são cheddar, mussarela e parmesão. A dica para derreter o queijo bem rápido, sem deixá-lo ao fogo muito tempo e esturricar a carne, é jogar um pouco de água na frigideira e tampar na sequência. O calor liberado pelo vapor sobe e logo o queijo se derrete. Um segredo usado pelos chapeiros de lanchonete.

 

Leia Também: